Curiosidades – Paraná

O nome “Paraná” vem do rio que delimita suas fronteiras. Ele é quem deu o nome para o estado, com seus mais de 2750 km de extensão. Em tupi Paraná significa “grande, parecido com o mar”, o que dá uma ideia do tamanho desse rio.

Uma das curiosidades sobre o Paraná, é que boa parte do estado, foi território espanhol. O Tratado de Tordesilhas, celebrado entre Portugal e Espanha, colocava o atual território paranaense como sendo espanhol.

A araucária, que está presente no brasão do estado é símbolo deste estado, sendo que suas sementes dispersas pela gralha azul, também considerada a ave símbolo do mesmo.

A Catedral de Maringá é o décimo monumento mais alto do mundo e o segundo da América do Sul, tendo uma altura de 124 m, toda contornada por espelho de água, com fontes luminosas e chafarizes.

A Usina Hidrelétrica de Itaipu concluída em 1991, localizada em Foz do Iguaçu, é a segunda maior usina do mundo, em termos de estrutura.

O barreado é um prato típico do litoral paranaense. Sua origem é açoriana de um ritual de 300 anos. Sendo preparado com carne, que é colocada em uma panela de barro fechada e enterrada, e então uma fogueira é acesa por cima e queima por 12 horas até que a carne se desfaça.

Castro foi a primeira cidade fundada no Paraná, sendo conhecida como a “cidade Mãe”, por ser a primeira cidade quando o Paraná emancipou-se de São Paulo, em 1853.