Curiosidades – Santa Catarina

Os moradores de Santa Catarina são chamados de catarinenses ou “barrigas verdes”.O litoral catarinense recebeu grandes levas de imigrantes açorianos; o Vale do Itajaí, de alemães; e oeste, de italianos.

Existe diferenças de sotaques entre os habitantes do Vale do Itajaí e os do litoral. Enquanto os moradores do Vale possuem o sotaque típico do sul do país, os do litoral têm sotaque mais próximo do português falado em Portugal.

O alemão é falado por quase toda a população de Pomerode, cujo nome é uma referência à Pomerânia, de onde vieram boa parte dos imigrantes alemães.

Santa Catarina é famosa por sua festas, sendo a mais conhecida a Oktoberfest de Blumenau (uma versão brasileira da Oktoberfest da cidade alemã de Munique). Outras festas conhecidas são a Schützenfest, de Jaraguá do Sul; a Fenarreco, em Brusque; a Bierfest, em Joinville; a Kegelfest, em Rio do Sul; e, finalmente, a Festa do Pinhão, em Lages. O evento de dança mais importante do Brasil é o Festival de Dança de Joinville.

A expedição de Juan Dias Solis, foi o primeiro grupo de navegação importante que chegou ao território catarinense. O navegador nomeou às águas entre a Ilha de Santa Catarina e o continente como “Baía dos perdidos” pelo naufrágio de uma embarcação no local.

Em 1526, o italiano Sebastião Caboto denominava em seus mapas as terras catarinenses como “Porto dos Patos”. O nome Santa Catarina apareceu pela primeira vez somente em 1529, no mapa-mundi de Diego Ribeiro.

O primeiro município oficial do estado foi em 1660, intitulado como Vila de Nossa Senhora da Graça, hoje São Francisco do Sul. Logo após, foi instituído o município de Santo Antônio dos Anjos da Laguna, que atualmente é chamado somente de Laguna. A região da Senhora do Desterro passou a ser Florianópolis apenas em 1726.

Fonte: CDN e alinesabka.com