Escritores estrangeiros

Agatha Christie, autora mais traduzida no mundo, trabalhou entre 1915 e 1918 em uma farmácia preparando remédios e venenos. Este conhecimento adquirido a ajudou a escrever suas histórias de mistério. A venda de seus livros (passando a casa de um bilhão de cópias) só é superada pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare.

Charles Dickens, quando escreveu em 1843, Um Conto de Natal (A Christmas Carol), foi uma tentativa de saldar dívidas. O “livrinho de Natal”, apelido dado pelo autor, acabou se tornando um dos maiores clássicos natalinos de todos os tempos. Nos primeiros dias, foram comercializadas mais de 6 mil cópias.

Livros, maior, menor e…

O Bloomsday é um feriado comemorado em 16/06 na Irlanda, em homenagem ao livro Ulysses, de James Joyce. É o único feriado em todo o mundo dedicado a um livro, excetuando-se a Bíblia.

Publicado pela editora japonesa Toppan Printing o menor livro do mundo, de apenas 0,75 milímetros, contendo 22 páginas. A obra é “O Camaleão”, do dramaturgo russo Anton Pavlovitch Tchecov.

Nos dias de hoje, o maior é uma edição especial do livro O Pequeno Príncipe com 2 metros de altura por 1,54 metro de largura, totalizando 250 quilos e consomem 450 m2 de papel. O recorde, registrado no Guinness, foi estabelecido na Bienal do Livro do Rio de Janeiro de 2007.

Já o Codex Gigas, também conhecido como a “Bíblia do Diabo“, realmente é o maior livro do mundo, feito no início do século 13 em um monastério na Bohemia. A criação destes livros era um dos trabalhos mais especializados dos monges. Porque e por quem a Bíblia do diabo foi feita, é um mistério até hoje. Conta a lenda que o livro foi escrito por um monge que recebeu a ordem de fazer o livro em uma única noite como forma de escapar da punição por quebrar o código monástico. O monge conseguiu fazê-lo e seu superior mesmo assim o puniu. O monge ficou irado e resolveu pedir ajuda a ninguém menos que Satã.

Escritores brasileiros

Carlos Drummond de Andrade ao 17 anos foi expulso do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ), depois de um desentendimento com o professor de português e a justificativa dada foi insubordinação mental. Também teve sua imagem estampada na nota de 50 cruzados novo.

João Guimarães Rosa percorreu vários estados brasileiros anotando expressões populares e peculiaridades de cada região. Como diplomata, ele protegeu e facilitou a fuga de judeus perseguidos pelo nazismo, sendo homenageado por Israel em 1985. Em 1963, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, adiando a posse por quatro anos, pois achava que iria morrer logo depois. Assumiu em 1967, e morreu três dias após tomar posse.

Cecília Meireles teve sua vida marcada por tragédias desde cedo. Perdeu o pai antes de nascer e a mãe aos três anos. Casada e com 3 filhas, perdeu o marido por suicídio. Já aos nove anos recebeu seu primeiro prêmio como escritora das mãos de Olavo Bilac. Em 1934 foi a Portugal para uma série de palestras, marcando um encontro com o escritor Fernando Pessoa em um café. Após esperar por horas, volta ao hotel onde tinha um bilhete do escritor dizendo que não fora ao encontro por sugestão do horóscopo matinal.