Dia 1 – Morte do pintor, gravador, ilustrador, desenhista, entalhador e cenógrafo baiano José Júlio de Calasans Neto.
Início da greve geral nos Estados Unidos e manifestações pelas ruas de Chicago. Os eventos que se seguiram motivaram a criação do Dia do Trabalhador.
Primeiro-ministro de Cuba, Fidel Castro, proclama o país como nação socialista e abole as eleições.
Estreia da ópera As Bodas de Fígaro, composta por Wolfgang Amadeus Mozart.
Dia Mundial do Trabalhador
Dia da Literatura Brasileira
Dia 2 – Morte do líder e fundador da AlQaeda, o saudita Osama bin Laden.
Criação da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Inaugurado o Passeio Público de Curitiba.
Dia 3 – Nascimento do pugilista norte-americano Walker Smith Jr., conhecido como Sugar Ray Robinson, eleito o maior lutador do século XX pelo Associated Press, e o maior pugilista da história pela ESPN e do geógrafo baiano Milton Santos.
Fundação da Sociedade Brasileira de Sciencias, atual Academia Brasileira de Ciências.
Dia Nacional do Pau-Brasil.
Dia Internacional da Liberdade de Imprensa – comemoração instituída pela ONU, por meio da Resolução 48/432, de 20 de dezembro de 1993.
Dia do Parlamento – comemoração, conforme Lei Nº 6.230, de 27 de julho de 1975, para marcar a data da instalação da primeira Assembleia Constituinte brasileira, em 3 de maio de 1823.
Dia do Sol.
Fundação do Centro Dramático e Recreativo Internacional de Mogi das Cruzes.
Dia 4 – Nascimento do músico paraibano Herbert Vianna, vocalista, guitarrista e principal compositor do grupo Os Paralamas do Sucesso e do ator e cineasta catarinense Rogério Sganzerla.
Movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos: os Viajantes da Liberdade começam uma viagem de ônibus pela Região Sul.
Dia 5 – Nascimento do produtor musical paulista Arnolpho Lima Filho, conhecido como Liminha, baixista da banda Os Mutantes, ficou em 99° lugar na lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, promovida pela revista Rolling Stone e da cantora e compositora fluminense Beth Carvalho.
Morte do líder político e militar francês Napoleão Bonaparte.
Supremo Tribunal Federal do Brasil reconhece a união estável para casais homoafetivos.
Dia Mundial da Língua Portuguesa – data ratificada pela Unesco em Paris, durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
Dia Nacional das Comunicações – data escolhida em homenagem ao nascimento de Marechal Rondon, reconhecido como o Patrono das Comunicações, por ter contribuído para a integração do território nacional por meio da construção de linhas telegráficas.
Dia do Expedicionário.
Dia 6 – Nascimento do médico neurologista e psicanalista tcheco Sigmund Freud e da atriz e humorista fluminense Maria José de Macedo, conhecida como Zezé Macedo.
Dia Nacional da Matemática.
Dia 7 – Nascimento do economista francês Thomas Piketty, figura de destaque internacional com seu livro O Capital no século XXI.
Fundação da empresa japonesa Tokyo Tsushin Kogyo (mais tarde renomeada Sony), com cerca de 20 funcionários.
Dia 8 – Nascimento da atriz fluminense Elisabeth Maria Silva de Faria, a Betty Faria e do músico de blues norte-americano Robert Leroy Johnson.
Dia do Artista Plástico.
Dia Mundial da Cruz Vermelha.
Dia 10 – Nascimento do cineasta italiano Ettore Scola.
Morte do poeta, teatrólogo, músico e compositor maranhense Catulo da Paixão Cearense.
Dia Mundial do Lúpus – comemoração que conta com o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde para conscientizar sobre alguns dos sintomas do lúpus eritematoso sistêmico, uma doença autoimune crônica de causa desconhecida e de difícil diagnóstico, que acomete mais de cinco milhões de pessoas em todo o mundo.
Inauguração da Rádio MEC FM.
Entra em funcionamento a Agência Brasil.
.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br