Biblioteca

A palavra biblioteca tem sua origem no grego com a palavra de mesmo significado, BIBLIOTHEKE que por sua vez deriva de duas outras: BIBLION, que significa “Papel ou rolo com escrita” e THECA, que tem o significado de “depósito”.

A primeira biblioteca do mundo foi erguida em Nínive, a cidade mais importante da Assíria (atual Iraque), pelo rei Assurbanipal II, por volta do século 7 a.C. Nela, foram armazenadas milhares de tabuletas escritas com caracteres cuneiformes, a mais antiga forma de escrita que se conhece.

Em 29 de outubro de 1810, foi inaugurada a Biblioteca Nacional (antes chamada de Real Biblioteca), porém só foi de fato aberta ao público em 1814.

A maior biblioteca do mundo fica em Washington – EUA. Seu acervo tem mais de 155 milhões de itens, entre livros, manuscritos, jornais, revistas, mapas, vídeos e gravações de áudio. Curiosamente não tem cópia de todos os livros publicados no país.

Uma das menores fica na cidade portuguesa de Barcelinhos, próxima aos Caminhos de Santiago. Instalada em uma antiga cabine telefônica em estilo inglês às margens do rio Cávado. As obras disponíveis são periodicamente renovadas, onde se encontra desde poesia a publicações científicas nos mais diferentes idiomas, bem como revistas e jornais do dia.